IBIAPABA 24 HORAS

IBIAPABA 24 HORAS
A Serra da Ibiapaba em Destaque.
:




A situação nos centros socioeducativos fugiu ao controle. O número de foragidos já quase supera todo o ano de 2015

Uma fuga de internos foi registrada por volta das 17h desta segunda-feira (2), no Centro Educacional Patativa do Assaré (Cepa), no bairro Ancuri, em Fortaleza. De acordo com as informações obtidas pelo programa Barra Pesada, da TV Jangadeiro/SBT, pelo menos 50 adolescentes escaparam do local pelo portão de entrada da unidade. Até a manhã desta terça-feira (3), somente cinco haviam sido recapturados.
Conforme os dados da 5ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Fortaleza, com mais esta fuga, o número de jovens infratores que fugiram de centros educacionais chegou a 240 em apenas quatro meses.
De acordo com familiares que estavam próximo ao Centro no momento da fuga, os adolescentes fugiram momentos após o horário de visitas. “A gente tinha acabado de sair da visita, umas 17h. Só deu tempo a gente dobrar a esquina eles começaram a fugir pelo portão de entrada do Centro”, explicou uma familiar de um adolescente que não quis se identificar.
Entre as reclamações dos internos, informadas pelos familiares, está a questão da superlotação. Conforme os parentes dos jovens, o centro, que é pra ter 60 jovens internados, possui quase 200. Após o incidente, diversas viaturas da Polícia Militar foram acionadas ao local em busca dos jovens foragidos.
Anos anteriores
De acordo com o juiz Manuel Clistenes, a recorrência de fugas não se restringe somente às últimas semanas. “Em 2014, nós tivemos 150 adolescentes foragidos, com 40 rebeliões. Em 2015, nós tivemos umas 50 rebeliões e tivemos algo em torno de 250 adolescentes foragidos. Já em 2016, nós já temos 240 adolescentes foragidos em apenas quatro meses, e já estamos com mais de 30 rebeliões“, explicou o magistrado.
Frequência
A ocorrência em motins e fugas de presídios e centros educacionais no Ceará tem se tornado constante nas últimas semanas. No fim da noite deste domingo (1º), após uma rebelião, pelo menos 21 adolescentes conseguiram escapar da Unidade de Recepção Luís Barros Montenegro, no Bairro São Gerardo, em Fortaleza. O centro de triagem, que fica próximo à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), funciona como um ponto de recepção dos menores infratores que aguardam julgamento e que serão encaminhados ao Ministério Público do Ceará (MP-CE). 
Ainda na noite deste domingo, pelo menos oito detentos também fugiram da Cadeia Pública de Aquiraz, situada na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). De acordo com a Secretaria de Justiça (Sejus), a fuga aconteceu por volta das 12h, quando internos cavaram um buraco em uma das paredes de uma cela que dava acesso à área externa da unidade.
Ao todo, esta é a terceira fuga ocorrida em presídios do Ceará em menos de um mês. Na semana passada, nove detentos da carceragem da Cadeia Pública de Limoeiro do Norte, no Vale Jaguaribano, a 200 quilômetros de Fortaleza, fugiram durante a noite do dia 25 de abril. A fuga só foi percebida pelo agente de plantão por volta das 18h30, quando fazia o recolhimento dos detentos do regime semiaberto.
Já no dia anterior, 30 internos fugiram do Centro de Triagem e Observação Criminológica de Caucaia durante a madrugada. Até a semana passada, apenas 12 detentos tinham sido capturados.
Fonte: Tribuna do Ceará


Advertisement

0 comentários:

Postar um comentário

ibiapaba24horas@gmail.com

 
Top