IBIAPABA 24 HORAS

IBIAPABA 24 HORAS
A Serra da Ibiapaba em Destaque.
:




As chuvas deste fim de semana são provocadas pela atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), responsável pelos primeiros registros de chuva da pré-estação

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 19 municípios* cearenses entre as 7 horas de quinta e as 7 horas desta sexta-feira, 16. Caririaçu e Missão Velha tiveram o maior volume, com 59 mm e 55 mm.

As chuvas deste fim de semana são provocadas pela atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), responsável pelos primeiros registros de chuva da pré-estação. “O sistema abrange grande área territorial, está alcançando vários estados. A faixa de nuvens que delimita tem aspecto circular e nem sempre gera chuva”, explica Raul Fritz, meteorologista da Funceme.

Os vórtices também são responsáveis pela diminuição das temperaturas no Estado, pois a cobertura de nuvens bloqueia a incidência direta dos raios solares. ''As nuvens cobrem e deixam o dia mais nublado, o que acaba amainando a temperatura", afirma Fritz.

Apesar dos ventos estarem com menor velocidade nesta época do ano, essa cobertura das nuvens compensa a sensação de temperatura elevada. "Quando os ventos ficam mais fracos, a sensação é de aquecimento. Mas com essa formação de nuvens de chuva, temos a compensação", avalia o meteorologista.

Previsão
Em Fortaleza, choveu 9.6 mm desde meia-noite, e a previsão é de nebulosidade variável com chuva no decorrer do dia.

A Funceme aponta possibilidade de chuvas fracas a moderadas na faixa litorânea e na região Jaguaribana para a madrugada deste sábado, 17. A previsão é de chuvas moderadas no Centro Sul do Estado.

Conforme publicado pelo O POVO nesta sexta-feira, 16, o solstício poderá influenciar na ocorrência de chuvas no Ceará. No entanto, o primeiro prognóstico climático oficial para a quadra chuvosa só deve ser concluído e divulgado pela Funceme aproximadamente no próximo dia 15 de janeiro. 

MAIORES CHUVAS: 

Caririaçu (Posto: Vila Feitosa) : 59.0 mm

Missão Velha (Posto: Missao Velha) : 55.0 mm

Barbalha (Posto: Barbalha) : 35.0 mm

Iguatu (Posto: Quixoa) : 34.0 mm

Juazeiro Do Norte (Posto: Juazeiro Do Norte) : 31.0 mm

Várzea Alegre (Posto: Riacho Verde) : 23.0 mm

Fonte: O Povo



Advertisement

0 comentários:

Postar um comentário

ibiapaba24horas@gmail.com

 
Top