IBIAPABA 24 HORAS

IBIAPABA 24 HORAS
A Serra da Ibiapaba em Destaque.
:







Em época de escassez de chuvas, calor intenso e necessidade de se poupar água, aumentam os focos de incêndio em áreas de grande vegetação e na área da Serra da Ibiapaba não é diferente.

Na manhã deste domingo (22), por volta das 11h00, um foco de incêndio foi registrado após a localidade de Acarape no sentido Hotel Cascata e já estava se alastrando pela vegetação em razão do vento forte. 

Homens da brigada de incêndio florestal juntamente com os profissionais da equipe do Resgate de Tianguá foram acionados para o local e após muito trabalho e risco de vida conseguiram controlar as chamas. 

Os profissionais que atenderam a ocorrência salientam que muitas vezes, para não capinar o terreno, o cidadão prefere colocar fogo na vegetação, no entanto, o recomendado é que a população não faça uso do fogo para limpeza de terreno ou redução do lixo. Além dos danos causados ao meio ambiente, a fumaça gerada com a queima, principalmente próxima a rodovias, pode causar acidentes, atrapalhando a visibilidade de condutores e pedestres. Devido ao período de secas, o vento pode “levar” fagulhas do incêndio a outros locais, aumentando ainda mais a área atingida pelas chamas.


“São inúmeros os transtornos que as queimadas em terrenos podem causar. Desde agressão ao meio ambiente ao risco iminente de que o fogo possa se alastrar, podendo atingir alguma casa. Por isso é preciso atenção. Pedimos a colaboração dos cidadãos quanto à consciência ecológica com relação às queimadas e uso racional da água. Aos proprietários dos terrenos, pedimos para que os mantenham limpos, isso evitará que seja ateado fogo no local”, explicou o SubTenente A. Lima da equipe do Resgate.

O Socorrista Marcos, acrescenta que como estamos em um período sem chuvas, vale a pena o cidadão cuidar para preservar o meio ambiente, com ações proativas e uso racional da água. Acumular lixo, jogar lixo em local indevido, atear fogo em vegetações ou no lixo são atitudes que jogam contra o atual momento de escassez de chuvas. Muitas vezes, uma simples latinha de refrigerante ou um caco de vidro pode, devido às altas temperaturas, acumular calor e, assim, iniciar um foco de incêndio numa vegetação seca.

Advertisement

0 comentários:

Postar um comentário

ibiapaba24horas@gmail.com

 
Top