IBIAPABA 24 HORAS

IBIAPABA 24 HORAS
A Serra da Ibiapaba em Destaque.
:



As famílias das crianças com Alergia à Proteína do Leite da Vaca (APLV) conseguiram, nesta sexta-feira, 17, liminar contra o Estado do Ceará determinando o fornecimento de leite especial no prazo de três dias. Por desabastecimento, a distribuição das fórmulas infantis pelo Programa de Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) está suspensa desde a semana passada. Como a decisão cabe recurso, mães devem realizar manifestação cobrando a regularização na manhã da próxima segunda-feira, 20.

A Ação Civil Pública em prol das crianças alérgicas, com pedido de tutela de urgência, foi interposta pela Defensoria Pública do Estado do Ceará. No documento, o juiz Fernando Teles de Paula Lima, da 8ª Vara da Fazenda Pública, destaca que a demora pode comprometer o direito à vida das crianças atendidas no programa. O descumprimento da determinação prevê multa diária de R$ 500.


Ao todo, 3.384 crianças são atendidas no Ceará com as fórmulas Neocate LCP, Neocate Advance, Pregomin e Aptamil Pepti, por meio do APLV, conforme dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). O atraso prejudica a saúde das crianças que não podem ingerir o leite de vaca, sob risco de apresentarem coceiras, manchas vermelhas, vômito, diarreias, chiado no peito, queda de pressão, desmaio e irritabilidade, além de complicações que podem levar à morte.

Segundo a presidente da Associação das Famílias e Amigos de Crianças com Alergia Alimentar (Afac), Aline Saraiva, o prazo informado antes para a entrega das latas deste mês era esta sexta-feira, 17, mas foi estendido pela gestão para o próximo dia 28 de novembro. "Conseguimos a liminar para o fornecimento em três dias, mas ela pode cair, porque o Estado pode recorrer. Nós queremos nos antecipar, na próxima segunda, para sensibilizar, para que olhem para essas crianças. Temos crianças internadas e com estado de saúde se complicado. É um caso de vida ou morte", afirma ela.
Fonte: O Povo

Advertisement

0 comentários:

Postar um comentário

ibiapaba24horas@gmail.com

 
Top