IBIAPABA 24 HORAS

IBIAPABA 24 HORAS
A Serra da Ibiapaba em Destaque.
:




Completando, neste mês, 10 anos de sua implantação, o programa de segurança pública “Ronda do Quarteirão”, criado do governo de Cid Gomes (PDT), hoje se reduz a “espírito”, segundo a vice-governadora Izolda Cela (PDT). Conforme ela, o programa hoje se incorpora à iniciativa das Unidades Integradas de Segurança (Unisegs), que representa “uma busca de resgate do espírito do Ronda”.

A declaração foi dada ontem pela vice-governadora do Ceará, durante primeira entrevista da 12ª edição da série “Debates Grandes Nomes”, organizada pelo Grupo de Comunicação O POVO, transmitida na Rádio O POVO/CBN.

Principal bandeira da política de segurança de Cid, o programa não teve ainda um final oficial, mas não figura na nova frota de 329 viaturas do Sistema de Segurança, chegada às ruas em julho, substituído por unidades de Batalhão de Policiamento Comunitário.

Izolda conta que as Unisegs fazem parte do “Pacto por um Ceará Pacífico” – movimento que articula medidas de segurança em todo o Estado, do qual é coordenadora. Segundo ela, já há “piloto em funcionamento” no bairro Vicente Pinzón, além de “uma área na Aldeota, se aproximando da Praia de Iracema”, no Conjunto Ceará (recém implementada), devendo “chegar ao Bom Jardim”.

“Na Uniseg existe a delimitação de uma poligonal, um território, um reforço de presença de policiamento ostensivo. E uma parte desse efetivo vem tanto da Polícia Militar quanto da Civil, de reforço às equipes da área, de prevenção. Isso, se tiver uma boa dedicação, pode fazer muito; por isso a Polícia Civil e um efetivo da PM dedicado à aproximação da comunidade. Tem feito visitas regulares a grupos de apoio à vítima, servem de exemplar no entorno, tem aproximação com as escolas”, explicou Izolda, pontuando que ação não tenta “inventar a roda”.

Ela afirmou que as Unisegs são “potencial importante” de “resgatar a confiança da população nas forças de segurança” e que há meta de ter o programa-piloto em cinco áreas da Capital, uma área em Sobral (“interior norte”) e uma em Juazeiro do Norte (“interior sul”).

“O compromisso com o resgate desse espírito do policiamento comunitário existe”, complementou, em alusão ao Ronda do Quarteirão.
Fonte: O Povo


Advertisement

0 comentários:

Postar um comentário

ibiapaba24horas@gmail.com

 
Top