IBIAPABA 24 HORAS

IBIAPABA 24 HORAS
A Serra da Ibiapaba em Destaque.
:

Em 2017, quando reassumiu a Prefeitura de Tianguá, o atual Prefeito não deu continuidade ao Programa Saúde Dia e Noite no Bairro Santo Antônio, que funcionava no prédio do Centro de Nutrição. Com o programa, a unidade funcionava de 07h:30min as 22h. Mas agora fecha as 17h:30min.

O projeto, que foi apelidado por alguns de UPINHA, pela semelhança com as UPAS (Unidades de Pronto Atendimento), beneficiava diretamente a vasta população dos Bairros Santo Antônio, Estádio, Ceasa (Monsenhor Tibúrcio), Aeroporto (Santo Expedito), Invasão Terra Prometida, Sítio Cipó e Sítio Lagoa do Padre. A unidade buscava resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame, o que diminuía as filas no pronto-socorro do Hospital São Camilo. Com o projeto, a unidade também prestava atendimento odontológico.

Inauguração do Programa no Bairro Santo Antônio.
O programa Saúde Dia e Noite foi lançado pelo ex-prefeito Jean Azevedo no dia 08 de Outubro de 2013 e expandido ao Bairro Santo Antônio no dia 02 de Fevereiro de 2014. O pronto atendimento funcionava como um tratamento emergencial onde era realizado um trabalho de classificação de risco. Os pacientes poderiam ficar em observação e tomar medicamentos e somente em casos mais graves eram conduzidos pela equipe ao Hospital São Camilo.

Com o encerramento dos trabalhos no Bairro Santo Antônio, toda a população dos bairros da região precisam se deslocar até o Centro de Saúde, no centro da cidade, ou direto ao Hospital. Por essa razão, os usuários do serviço pedem ao Prefeito que retome as atividades no Centro de Nutrição, o que possibilitaria mais comodidade aos moradores.

“Aqui tem muitas crianças, muitos idosos, muitas mulheres grávidas e sem Agente de Saúde, sem nada. A gente vai no Posto de Saúde e perguntam: - você mora onde? Respondemos: - na Invasão. E a resposta que temos é: - vocês não têm Agente de Saúde, então não podemos atender. Antes havia a UPINHA no Bairro Santo Antônio, que era onde éramos atendidos, mas o novo Prefeito fechou. A opção que temos é ir numa Farmácia.” – explica uma moradora da Invasão Terra Prometida, de Tianguá, que não quis se identificar.

Advertisement

0 comentários:

Postar um comentário

ibiapaba24horas@gmail.com

 
Top