IBIAPABA 24 HORAS

IBIAPABA 24 HORAS
A Serra da Ibiapaba em Destaque.
:

Foto: Henrique Kardozo

Projeto realizado pela FCDL Ceará reuniu as CDLs de Ubajara/Ibiapina, São Benedito, Tianguá, Viçosa do Ceará, Guaraciaba do Norte, Carnaubal, Ipu, Graça e Croatá para promover conquistas para o comércio e sociedade local 


As atividades da Jornada Integração 2018 iniciaram-se na Regional Ibiapaba no dia 03 de março, com o intuito de unir e aproximar as Câmaras de Dirigentes Lojistas-CDL da região à sociedade civil, aos líderes empresariais e classistas, gestores municipais, jovens e acadêmicos. O encerramento aconteceu no Castelo Club em Ubajara, evento que reúne todos os envolvidos nas ações promovidas. Durante 19 dias, a programação foi composta por atividades educacionais, debates, encontros e ações ambientais. 

Foto: Henrique Kardozo

Dentre as novidades da edição, a FCDL Ceará deu a partida com o pé direito no projeto de responsabilidade ambiental “Salve o Planeta Terra”, que envolveu alunos, professores e familiares das escolas públicas do ensino fundamental dos municípios com CDL na Ibiapaba. O projeto totalizou 34 escolas participantes, que juntas recolheram 13 toneladas de material reciclável entre sacos plásticos, garrafas PET e caixas de papelão. 

O projeto tem como proposta educacional a implantação da cultura da preservação do meio ambiente, trazendo benefícios para os municípios participantes através da sustentabilidade, já que esses elementos degradam a natureza e, consequentemente, atingem a população do planeta. A proposta foi bem recebida pelas escolas, mas não somente como uma intervenção momentânea. Dialogando com outras iniciativas ambientais das próprias organizações, a ação foi compreendida como uma ideia capaz de se instalar firmemente entre os alunos, as famílias, os bairros, e as cidades. 


Foto: Henrique Kardozo

“Fomos nas Secretarias de Educação dos municípios e sensibilizamos diretores, professores... As escolas estão com material reciclável. Nós temos a responsabilidade ainda maior de realizar essa ação”, diz Teresinha Araújo, Diretora Distrital da Ibiapaba. 

Passando por nove cidades da região, a Jornada recebeu depoimentos de satisfação em torno do treinamento e capacitação de lideranças nos cursos Team Work e dos funcionários das empresas associadas a CDL nos cursos Sequenciais. Em conjunto, reuniram 343 alunosentre presidentes, lojistas e colaboradores que integram o sistema da FCDL Ceará. Os módulos elaborados pela Faculdade CDL e ministrados pelas professoras Meirijane Anastácio e Marília Marinho (Team Work) e Flávia Chaves (Sequencial), promoveram a preparação dos líderes ao enfrentamento dos desafios atuais, além dos planejamentos profissional e pessoal no ambiente de venda. 

Foto: Henrique Kardozo

Para a inscrição nos cursos, foi requerida a doação de 1kg de alimento. Ao fim, a quantidade ultrapassou o número de alunos, e a Jornada arrecadou 349kg de alimentos doados à cinco instituições beneficiadas da Ibiapaba: Movimento Mãe Rainha, Comunidades Carentes de Carnaubal, Associação Morcegos em Ação, CRAS de Ipu e Conselho da Comunidade de Ação Penal. 

O Team Work formou 27 líderes em capacitação de alta performance. Edilene Lima, colaboradora da CDL de Ipu, reforça que a importância do curso vem em um cenário de pouca divisão das lideranças nas empresas de pequeno porte: “Têm muitas atividades concentradas na mão de uma só pessoa, e isso faz com que ela não consiga um trabalho de liderança eficiente. Mas o que as pessoas necessitam são líderes que as inspirem”, afirma. 

Premiações 

Como celebração das conquistas alcançadas à nível profissional e socioambiental durante as ações na Regional Ibiapaba, o evento de encerramento reservou grande parte da noite para uma série de premiações voltadas àqueles que apoiaram, integraram e promoveram a Jornada Integração. 

A aluna Francisca Viviane Rodrigues Aguiar, que cursa o 8º ano na Escola Profa. Maria Valdemira Coelho Mello do município de Ipu, foi premiada com um smartphone e, coincidentemente, no dia do seu aniversário. Francisca Viviane foi a estudante que coletou a maior quantidade em quilos de material reciclável na ação “Salve o Planeta Terra”. Ao total, foram 724kg de material coletados com a ajuda dos pais e amigos. A mãe de Francisca também saiu premiada, ao ganhar o sorteio de uma máquina de café expresso e multibebidas da Três Corações. 

Foto: Henrique Kardozo

Em seguida, as escolas recordistas na coleta também receberam destaque. As escolas José Fontenele Magalhães (Viçosa do Ceará) e Profa. Maria Valdemira Coelho Melo (Ipu) reuniram juntas 6.692 toneladas de material reciclável, ganhando um computador cada para seus laboratórios de informática. 

Os funcionários das CDLs da região também foram premiados em sorteio. Adriana Muniz da Silva, colaboradora da CDL de Ubajara, ganhou um smartphone e, durante a cerimônia, a M. Dias Branco também sorteou kits com produtos da empresa. Ao fim da noite, a FCDL Ceará sorteou uma moto cargueiro para as empresas associadas às CDLs da Ibiapaba que inscreveram seus colaboradores no curso Sequencial. O vencedor foi Antônio Martins Farias, da empresa Farias Sport Moda, associada à CDL de Ipu. 

A Jornada Integração é realizada pela FCDL Ceará em parceria com a Três Corações, Enel, M. Dias Branco e Banco do Nordeste. A próxima etapa na região do Sertão Oeste começa no dia 08 de abril, e segue durante o mês levando as mesmas sementes deixadas como conquistas na Ibiapaba: maiores diálogos nas relações comerciais, requalificação de líderes e conscientização ambiental. 

Fonte: Eugenia Nogueira e Sonia Lage

Advertisement

1 comentários:

  1. JÁ QUE SE TRATA DE DEFESA DE POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE E REESTRUTURAÇÃO TAMBÉM CAUSADOS POR DANOS COMO EXISTÊNCIA DE PLÁSTICO (GARRAFA PET) E ATERROS DEGRADANDO E DANIFICANDO A SAÚDE HUMANA, EU DESEJO APROVEITAR E DENUNCIAR UM ATERRO MUITO GRANDE E GRAVE COM ACÚMULO DE INTULHOS COMO GARRAFAS PET, CARCAÇA DE TELEVISORES VELHOS QUE POR SER JOGADOS DE FORMA DESARRUMADAS JUNTA MUITOS MOSQUISTOS DA DENGUE, BARATAS, RATOS E OUTROS INSETOS E POR ISSO JÁ TEVE ATÉ UMA SENHORA IDOSA QUE FOI PICADA POR UM PIOLHO DE COBRA E VIVE EM TRATAMENTOS CONTÍNUOS E ALEM DE MAUS ODORES DE ANIMAIS MORTOS QUE DEVIDO AO ATERRO SER LIVRE JOGAM NESSE LOCAL QUE FICA NO MEIO FIO DA RUA SDO QUE LIGA OS BAIRROS DE SANTA CECÍLIA PASSANDO PELO CARANGUEJO E VAI ATÉ A ESCOLA NORMAL, MAIS ESSE ATERRO ESTÁ CRESCENDO DE FORMA DESSORDENADA PRÓXIMO AO BAIRRO DE SANTA CECÍLIA E CARANGUEJO CAUSANDO GRANDES DANOS PARA A POPULAÇÃO QUE RESIDE NESSE LOCAL E APROVEITANDO ESSA OPORTUNIDADE DE ABORDAGENS AQUI NA SERRA DA IBIAPABA EU GOSTARIA QUE VIESSE UMA FISCALIZAÇÃO PARA QUE FOSSE VERIFICADO ESSA SITUAÇÃO JÁ DENUNCIADA E SOMENTE EMPURRAM COM O TRATOR DANIFICANDO A MATA QUE É SEME AMBIENTAL POR FICAR VISINHO AO MAIOR SETOR TURÍSTICO DA VIÇOSA DO CEARÁ QUE É A PEDRA DO BICO DO MACHADO, SETOR MUITO VISITADO POR TURISTAS E COM ESSE FEDOR E E PRÉ ANÚNCIO DE DOENÇAS NÃO PODE SER ACEITO NEM PELO MUNICÍPIO E NEM PELAS AUTORIDADES COMO DA SAAÚDE COMO DO MEIO AMBIENTE. EU, GARCIA DOS SANTOS ROCHA AGRADEÇO PELA BOA ATENÇÃO E MUITO OBRIGADO, ESPERO QUE TUDO SEJA RESOLVIDO DE FORMA DEFINITIVA, OK? VIÇOSA DO CEARÁ-CE CEP 62300-000.

    ResponderExcluir

ibiapaba24horas@gmail.com

 
Top