IBIAPABA 24 HORAS

IBIAPABA 24 HORAS
A Serra da Ibiapaba em Destaque.
:


Ubajara– A segunda quinzena de abril, entre os dias 15 e 16, iniciou com chuvas em mais de 100 municípios do Ceará. E nessa terça-feira (17), as precipitações seguem intensas, com registros em 115 municípios. Com destaque para Aracoiaba (136 mm), localizada na microrregião de Baturité; Quixadá (125 mm), no Sertão Central, e Ibaretama (122 mm), na microrregião de Quixeramobim. A lista das 10 maiores chuvas do dia traz, ainda, destaque para 4 municípios da região Norte do Estado, que tem sido banhada com relativa frequência, desde o mês de março: Cariré (104 mm), Tianguá (103), Amontada (101) e Granja (100). 

Acúmulo 

Na Serra da Ibiapaba, ainda na região Norte, o Açude Jaburu I, localizado em Ubajara, responsável pelo abastecimento local, já acumula, até está terça-feira (17), o melhor índice desde outubro de 2014, com 31% de sua capacidade. E essa elevação do nível do reservatório foi possível graças a grande ocorrência de chuvas nessa macrorregião, que acumula, desde o início desde ano, 689.5 m³. Segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o Jaburu I tem atualmente 44,21 milhões de litros d’água, o que representa 31,35% do volume útil. Em fevereiro do ano passado, o nível era de apenas 12,61%, ou seja, 17,81 milhões de litros, o que refletia a crise hídrica que se estendeu pelo Estado, ao longo de sucessivas estiagens, resultado de Quadras Chuvosas fracas. 

Economia 

Ainda, de acordo com a Cogerh, em 2011, com a falta de chuvas, o Ceará registrou apenas 196,9 milímetros, quando o Jaburu começou a diminuir seus níveis, enfrentando a pior estiagem desde sua fundação. Agora, com a relativa mudança de aporte, que traz um aumento considerável em sua capacidade hídrica, “as pessoas devem ter consciência do uso racional da água”, pelo menos é o que alerta Bartolomeu Almeida, coordenador do Núcleo de Gestão das Bacias do Coreaú e Acaraú, “para que possamos esperar o término da Quadra Invernosa de 2018, sinalizando qual será a melhor forma da utilização das águas, não somente do Jaburu, mas dos reservatórios, em geral, com predominância ao consumo humano. Por isso, o não desperdício é a palavra de ordem”, alertou. 

Chuvas 

Para a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os registros dos últimos dias contribuíram para que as chuvas de abril ultrapassassem o observado no mês de março, quando as precipitações ficam abaixo da média. Até esta segunda, a Fundação aponta que a média deste mês encontra-se em 161,1 milímetros, contra os 120 mm do último mês. A expectativa é que as precipitações continuem a ocorrer nos próximos dias. ‘’Em março nós tivemos um período de redução chuvas, mas a primeira quinzena de abril foi de boas precipitações e os dados refletem em números animadores. Considerando o período até hoje, a Quadra Chuvosa, que teve início em fevereiro, pode ser considerada dentro da média, e ainda temos até maio”, comenta o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, meteorologista Raul Fritz. 

Balanço parcial 

De acordo com levantamento da Fundação, até o momento, mais de 50 municípios já registram chuvas acima da normal climatológica. Como são parciais, os dados ainda devem variar. As três macrorregiões mais beneficiadas durante a primeira quinzena de abril foram, o Litoral Norte (214.3 mm) e as regiões Jaguaribana (203 mm) e da Ibiapaba (202.9 mm), afirma o relatório. 

Fonte: Diário do Nordeste 

Advertisement

0 comentários:

Postar um comentário

ibiapaba24horas@gmail.com

 
Top