IBIAPABA 24 HORAS

IBIAPABA 24 HORAS
A Serra da Ibiapaba em Destaque.
:


Usuários eram enganados achando que seriam contemplado, pois o aplicativo estaria fazendo aniversário. Analistas de segurança informam que é preciso ter muito cuidado e atenção com este tipo de promoção, geralmente são golpes 



O dfndr lab, laboratório da PSafe especializado em cibersegurança, identificou uma falsa promoção de aniversário do WhatsApp que está circulando pelo aplicativo de mensagens, oferecendo R$ 70 em créditos para celulares pré-pagos. Até o momento, já foram detectados mais de 30 mil ciberataques nas últimas 24 horas por meio da tecnologia de anti-phishing do aplicativo dfndr security. 

Ao clicar no link, o usuário acessa uma página na qual é incentivado a compartilhar a promoção com todos os contatos e grupos do aplicativo para ter acesso ao crédito prometido. Após o processo, diferente da maioria dos ataques, o usuário é direcionado para uma página de um segundo golpe que oferece cartões de crédito sem consulta ao SPC e Serasa. Em seguida, o usuário é redirecionado novamente e esse padrão se repete por algumas vezes randomicamente com golpes diferentes. Por fim, o usuário é direcionado para páginas falsas diversas que solicitam nome completo, e-mail, CEP e data de nascimento para receber algum suposto benefício. 

“A cada dia que passa os cibercriminosos tentam ampliar sua atuação de formas diferentes para enganar cada vez mais pessoas. Linkar golpes diversos pode ser uma forma de despertar a curiosidade das pessoas que podem acabar incluindo seus dados para conseguir o suposto benefício ou promoção. É muito importante que as pessoas estejam atentas ao que recebem via aplicativos de mensagens, independentemente de quem enviou e da marca em questão.”, comenta Emilio Simoni, diretor do dfndr lab. 

Para não cair em ameaças como essa, o especialista afirma ainda que é fundamental adotar medidas de segurança, como sempre checar se o link é verdadeiro ou não.

Esse número tão rápido de pessoas que caíram no golpe só evidencia o quão frágeis são as pessoas. Elas acreditam em tudo que chega para elas via redes sociais e WhatsApp. Daí o boom das notícias falsas, as fake news. É lamentável a falta de critério e criticidade dos brasileiros. Melhorem, pelo amor de Deus! 

Fonte: Diário do Nordeste

Advertisement

0 comentários:

Postar um comentário

ibiapaba24horas@gmail.com

 
Top