IBIAPABA 24 HORAS

IBIAPABA 24 HORAS
A Serra da Ibiapaba em Destaque.
:





Na manhã da quinta (18/10) aconteceu no auditório do Centro de Educação Básica (CEB) Prefeito João Nunes de Menezes (antigo Ginásio Municipal), em Tianguá/CE, a 1ª Reunião Técnica Regional do Projeto de Implementação de Coletas Seletivas Múltiplas de Resíduos Sólidos na Serra da Ibiapaba. A ação é uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA). Representantes de 06 municípios marcaram presença, a saber: Tianguá, Croatá, Ibiapina, São Benedito, Viçosa do Ceará e Ubajara. 


Através do projeto o Governo do Estado está buscando auxiliar os municípios na coleta e destino do lixo, problemas que são difíceis para os municípios resolverem sozinhos. "A gente pretende fomentar realmente a implantação desse modelo voltado para a questão do trabalho de coleta seletiva. (...) O Governo do Estado durante o período de 05 anos vai estar repassando recursos através do ICMS Ecológico e através do Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente para os municípios que aderirem e cumprirem outros requisitos." - explicou Luana Carla, Técnica da SEMA. 


O projeto tem como objetivo ajudar os municípios a definirem suas soluções para manejar os resíduos com coletas seletivas, indo além da separação de lixo e embalagem. Teia Magalhães, técnica da empresa I&T Gestão de Resíduos, que foi contratada para o desenvolvimento e execução do projeto, explicou que o objetivo da nova etapa do projeto é trabalhar com 103 municípios organizados em 11 regiões do Estado. Segundo ela, este projeto dá seguimento ao projeto realizado pela SEMA em 2017, que realizou a elaboração de Planos Regionalizados de Coleta Seletiva em três Bacias Hidrográficas e contemplou 81 municípios situados em 10 regiões do Ceará. 


O Governo defende a criação de um Consórcio Público Intermunicipal na Serra da Ibiapaba que seria uma solução de modo colegiado; um novo arranjo institucional para as gestões municipais serranas, como instrumentos de planejamento regional para a solução de problemas comuns. O Consórcio Público Intermunicipal criaria um aterro sanitário e desenvolveria ume série de atividades relacionadas a gestão do lixo. Desse modo, o órgão seria uma alternativa sustentável e economicamente viável para a destinação do lixo. 

O plano de trabalho seguirá com outras reuniões técnicas, além de visitas às cidades para a realização de estudos nos próximos dias. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tianguá/CE - (88) 3671-2888


Advertisement

0 comentários:

Postar um comentário

ibiapaba24horas@gmail.com

 
Top