IBIAPABA 24 HORAS

IBIAPABA 24 HORAS
A Serra da Ibiapaba em Destaque.
:


Às 10 horas da manhã de hoje (30/11) foi aberta a Sessão Especial para eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Tianguá/CE para o biênio 2019-2020. Há duas chapas concorrentes: a primeira composta pelos vereadores: Cléber do Adautinho, presidente; Pi Mega Som, vice-presidente; Pierre Costa, 1º Secretário; Kim Turismo, 2º Secretário. A segunda chapa é composta pelos vereadores: Mariano Diniz, presidente; Jocélio, vice-presidente; Fernando do Mário, 1º Secretário; Zé Bia, 2º Secretário.

A população lotou as dependências do plenário para acompanhar a Sessão Especial que estava sendo transmitida através do YouTube. Minutos após ser iniciada os vereadores expuseram e realçaram toda a tensão que rodeava a solenidade - isso porque o vereador Fernando do Mário informou estar se sentindo mal, sendo levado às pressas ao Hospital São Camilo. Por essa razão, o vereador presidente Valdeci Vieira suspendeu a sessão por 05 minutos, porém a suspensão durou mais de 02 horas.

Enquanto a sessão estava suspensa, o presidente Valdeci aguardava a chegada de um laudo médico atestando a condição de saúde do vereador Fernando. Às 12h:10min o vereador presidente Valdeci anuncia a chegada de uma Declaração de Comparecimento emitido pelo Hospital São Camilo com o seguinte teor:

"Declaro para os devidos fins de direito que o paciente FERNANDO ALVES DE MENEZES encontra-se em observação nesta unidade hospitalar desde o dia 30/11/2018 as 10:28h após dar entrada para consulta em pronto socorro.

Tianguá, 30 de Novembro de 2018.

Naira de Aguiar Moreira
Assistente Administrativa"

Após a apresentação da referida Declaração de Comparecimento, o presidente Valdeci anunciou a suspensão da Sessão Especial até as 10 horas da próxima segunda-feira (03/12).

Neste instante, o vereador vice-presidente Netinho do Haroldo anuncia que a ausência do vereador Fernando não justifica a suspensão da Sessão Especial pelo lapso temporal anunciado e que, por isso e por haver quórum legal, a mesa diretora dará prosseguimento a Sessão Especial sem o consentimento do presidente.

Exaltado, o vereador Cléber levanta a voz e faz a leitura do art. 10 do Regimento Interno do município, a saber:

"Art. 10 Realizar-se-á no final do 2º (segundo) ano da legislatura eleição para a renovação da Mesa Diretora, no dia 30 de novembro, em sessão especial às 10h00min, sob a presidência do atual presidente da Câmara Municipal que designará um de seus pares para secretariar os trabalhos, em horário, especialmente, determinado pelo mesmo."

Com isso, o vereador Cléber insistia pela realização da sessão ainda no mesmo dia (30/11), conforme a leitura do artigo supracitado.

O vereador presidente Valdeci informou entender que o Regimento Interno determina o início da Sessão em 30 de novembro, porém, não determina o término da Sessão, que está sendo suspensa em razão das condições de saúde de um vereador.

Neste instante, Valdeci determinou aos funcionários o desligamento dos ares-condicionados do plenário, a interrupção da transmissão oficial no YouTube e a retirada dos microfones.

Os vereadores apoiadores da chapa encabeçada pelo vereador Mariano Diniz também deixaram o plenário, ficando no recinto os vereadores apoiadores da chapa encabeçada pelo vereador Cléber, que insistiam pela continuidade da sessão ao presidente Valdeci e que, diante da revelia do presidente, a mesa diretora daria prosseguimento a Sessão Especial por haver quórum.

Na verdade, o Regimento Interno da Casa se cala quanto a possibilidade do vice-presidente realizar a sessão diante da revelia do presidente. Nessas circunstâncias, caso o vice-presidente conduzisse a Sessão a eleição poderia ser passível de anulação através das vias judiciais.

Ocorre que os 08 vereadores apoiadores da chapa do candidato Cléber continuam no plenário e, inclusive, almoçaram por lá pois insistem na retomada da sessão.

Segundo eles, advogados estão buscando conseguir um Mandado de Segurança no Fórum local a fim de autorizar a continuação da Sessão Especial.

Os 08 vereadores que continuam no plenário são: Cléber, Pi Mega Som, Pierre, Kim, Nadir, Netinho do Haroldo, Rogério Moita e Sales Neto.

Populares acompanham as movimentações nas cadeiras do plenário.

Os diálogos entre os parlamentares foram marcados por muitas trocas de ofensas.

O dia é tumultuado na Câmara Municipal de Tianguá.

Até o final desta reportagem, às 15h:16min de hoje (30/11), os 08 vereadores continuam no plenário.

Por Matheus Urias, Radialista da FM 94,9 de Tianguá, emissora filiada a Rede Somzoom Sat.

Advertisement

0 comentários:

Postar um comentário

ibiapaba24horas@gmail.com

 
Top