IBIAPABA 24 HORAS

IBIAPABA 24 HORAS
A Serra da Ibiapaba em Destaque.
:

Vereador Cléber do Adautinho presidirá a Câmara Municipal de Tianguá durante o biênio 2019-2020.

Na manhã da última sexta-feira (30/11) aconteceu a Sessão Especial para eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Tianguá para o biênio 2019-2020. Haviam duas chapas concorrentes, a saber:

Chapa 1
Presidente: Cléber do Adautinho;
Vice-presidente: Pi Mega Som;
1º Secretário: Pierre Costa;
2º Secretário: Kim Turismo.

Chapa 2
Presidente: Mariano Diniz;
Vice-presidente: Jocelio;
1º Secretário: Fernando do Mário;
2º Secretário: Zé Bia.

Logo no início da sessão o vereador Fernando do Mário anunciou estar sentindo-se mal, sendo levado imediatamente ao Hospital São Camilo, fazendo com que o vereador presidente Valdeci Vieira suspendesse a cerimônia por 05 minutos, porém, a suspensão durou mais de 02 horas. O Portal de Notícias Ibiapaba 24 Horas acompanhou tudo em tempo real, veja a matéria clicando aqui.

Após a chegada de uma Declaração de Comparecimento emitida pelo Hospital, informando o ingresso do vereador Fernando na unidade hospitalar, o vereador presidente Valdeci Vieira determinou a suspensão da Sessão Especial até a próxima segunda-feira (03/11), às 10 horas.

A suspensão resultou em tumulto. Os apoiadores da chapa encabeçada pelo vereador Cléber do Adautinho discordaram da decisão do presidente e insistiram pela retomada da Sessão Especial por haver o quórum exigido pelo art. 35 da Lei Orgânica do Município e invocaram, também, o art. 10 do Regimento Interno que prevê a Sessão Especial para o dia 30 de novembro.

O vereador presidente Valdeci Vieira não voltou atrás e manteve a suspensão pelo lapso temporal narrado em linhas pretéritas.

Diante da revelia do presidente em continuar a Sessão, os 08 vereadores apoiadores da chapa encabeçada por Cléber do Adautinho, a saber: Pi Mega Som, Pierre, Kim, Nadir, Netinho do Haroldo, Rogério Moita e Sales Neto permaneceram no plenário insistindo pela retomada da sessão e, enquanto isso, advogados impetraram uma ação no Fórum local a fim de obter um Mandado de Segurança determinando a retomada da Sessão.



À espera do resultado do pedido liminar em juízo, vereadores almoçaram no plenário.

Vereadores resistem e insistem pela retomada da Sessão Especial.

Minutos antes da chegada do Mandado de Segurança, vereadores posam para foto no plenário da Câmara.

Era por volta das 18h:30min quando Oficiais de Justiça chegaram à Casa Legislativa a fim de notificar o presidente Valdeci Vieira com o Mandado de Segurança emitido pelo Juiz de Direito da 1ª Vara da Comarca de Tianguá, Dr. Eduardo Braga Rocha. Leia um trecho da decisão liminar:

"(...) CONCEDO O PEDIDO LIMINAR, para determinar à Autoridade impetrada que dê imediata continuidade, nesta data, à Sessão para eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Tianguá, desde que se tenha implementado o quórum regimental estabelecido para o ato (...)". 

Veja a cópia da Decisão abaixo:




Diante disso, o presidente Valdeci Vieira convocou novamente os vereadores para a continuidade da Sessão Especial, que iniciou-se às 19h:30min por haver o quórum exigido pela Lei Orgânica do Município.

10 vereadores marcaram presença; 05 vereadores não compareceram.

Veja como votou cada vereador:

Votos para a Chapa 1
Kim Turismo;
Cléber do Adautinho;
Netinho do Haroldo;
Pierre Costa;
Pi Mega Som;
Nadir Nunes;
Rogério Moita;
Sales Neto.

Abstenções
Valdeci Vieira absteve-se;
Claudohleder absteve-se.

Ausentes
Jocelio;
Zé Bia;
Regildo;
Mariano Diniz;
e Fernando do Mário, que enviou um novo documento a fim de justificar a ausência: um Receituário Médico, veja a cópia abaixo:


Um grande número de pessoas acompanhou as movimentações nas cadeiras do plenário. Os diálogos entre os parlamentares foram marcados por muitas trocas de ofensas e até ameças de confrontos físicos.

Clique aqui e assista a primeira parte da sessão, realizada pela manhã.

A continuação da Sessão Especial foi transmitida ao vivo através do YouTube, clique aqui e assista.

O Presidente Valdeci Vieira anunciou a vitória da chapa encabeçada pelo vereador Cléber do Adautinho que presidirá a Câmara Municipal de Tianguá durante o biênio 2019-2020.

Por Matheus Urias, Radialista da FM 94,9 de Tianguá, emissora filiada a Rede Somzoom Sat.

Advertisement

0 comentários:

Postar um comentário

ibiapaba24horas@gmail.com

 
Top