IBIAPABA 24 HORAS

IBIAPABA 24 HORAS
Noticias da Serra da Ibiapaba e interior do Ceará
:


Projeto “Asa Azul” nasceu de uma apresentação de teatro musical para moradores da comunidade Frecheiras, no município de Tianguá, na serra da Ibiapaba em 2017. Objetivo é envolver crianças de quatro a 16 anos de idade 

Com o objetivo de levar cultura, oferecendo aulas de música, dança, teatro e artes recicláveis para crianças e adolescentes de uma pequena comunidade, Frecheiras, localizada na cidade Tianguá, na serra da Ibiapaba, nasceu há quase dois anos o “Projeto Asa Azul”, que conta com sete voluntários e beneficia 52 participantes, com idade entre 4 e 16 anos.
O aprendizado é posto em prática com a realização de eventos destinados aos moradores da comunidade como festa da páscoa, dia das mães, dias dos pais e dia das crianças. Inicialmente com sede na capela da comunidade (Capela Nossa Senhora de Fátima), o local ficou pequeno e, assim os ensaios começaram a ser realizados nas casas dos participantes. Conseguir uma sede para as atividades e patrocinadores, para materiais necessários é o sonho dos voluntários e participantes.

O idealizador do projeto, Francisco de Assis Rilker, ressalta que no ano de 2018 realizou a primeira edição de um concurso de desfile para eleger a garota e o garoto Frecheiras, que leva o nome da comunidade, para alavancar mais adeptos e olhares ao projeto, e assim envolver a comunidade. Apresentações são realizadas pelos participantes em diversas em escolas, igrejas e ONGs (Organizações Não Governamentais).
Na parte socioambiental, para debater a questão da organização do lixo e pontos de coletas, os moradores apoiaram o projeto “comunidade limpa”, o que deu início a um mutirão de limpeza nas ruas com as crianças, jovens e pais. De acordo com o idealizador “a prefeitura municipal de Tianguá envia garis para o mutirão que é realizado nos 1° sábados dos meses de junho á agosto”, enfatiza. 

Dificuldades

Desde o seu surgimento, o projeto já passou três meses sem funcionar, por conta da falta de espaço. De acordo com Assis, a Secretaria de Cultura do município, ajuda em várias organizações de eventos e, se prontificou em ajudar com o encontro de um espaço que se chamará ‘Ponto Cultural Asa Azul’. Mas, o projeto apresenta dificuldades como falta de materiais das aulas de artes, falta de objetos para teatro, e materiais em geral.
Serviço: Para qualquer ajuda, entre em contato: Assis Rilker (88) 99307-7879 
Fonte: Trevo Solidário 

Advertisement

0 comentários:

Postar um comentário

ibiapaba24horas@gmail.com

 
Top