IBIAPABA 24 HORAS

IBIAPABA 24 HORAS
Noticias da Serra da Ibiapaba e interior do Ceará
:


Ação tem o intuito de trabalhar a preservação ambiental na Ibiapaba 


O IFCE campus Tianguá promoveu, na última sexta-feira (30), uma oficina sobre manejo de nascentes aos membros do conselho titular da APA, mostrando as experiências desenvolvidas na disciplina de silvicultura do curso técnico em agricultura e as ações do Núcleo de Estudos em Agroecologia, organizado pelo Professor Rafael Fiusa. 

A oficina foi ministrada pelo professor Clemilton Ferreira.O docente explica que as Nascentes ou olho d'água são consideradas como uma Área de Preservação Ambiental, conhecidas como APPs. Essas APPs garantem a integridade das nascentes tendo a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade da flora e da fauna da região onde se encontram, além de proteger o solo e ser fonte para formação de rios e lagos, garantindo o uso da água para humanidade. 

A APA Serra da Ibiapaba é uma das maiores APAs do Brasil, com mais de 1 milhão e 600 mil hectares, englobando 26 municípios entre os estados do Ceará e do Piauí. A UC preserva amostras de Mata Atlântica – o estado do Ceará foi oficialmente reconhecido como detentor de manchas do bioma desde 2004 -, mas também de caatinga, bioma predominante em sua composição física, e cerrado. Área de ocorrência de espécies criticamente ameaçadas de extinção, como Alouatta ululata (guariba, capelão, guariba-da-Caatinga), a UC abriga em seu interior o Parque Nacional de Sete Cidades e grande parte do Parque Estadual das Carnaúbas. 
Por Caroline Brito - Jornalista IFCE Tianguá



Advertisement

0 comentários:

Postar um comentário

ibiapaba24horas@gmail.com

 
Top