IBIAPABA 24 HORAS

IBIAPABA 24 HORAS
Noticias da Serra da Ibiapaba e interior do Ceará
:


Quem nunca esqueceu o documento do carro em casa? Como todo documento em papel, ele está sujeito ao esquecimento, perda, roubo, deterioração com o tempo, fraude e outros problemas que podem trazer prejuízo ao proprietário. Por isso, os formatos digitais têm sido adotados como forma de trazer segurança, praticidade e economia para os cidadãos que não precisarão solicitar a segunda via, em caso de perda ou roubo, por exemplo, nem mesmo aguardar a entrega pelos Correios. 


O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) no formato 100% digital, disponível através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, do Serpo/Denatran, já é uma realidade para mais de 120 mil proprietários de veículos no Ceará, mas, a partir de agora, o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) disponibiliza em seu site mais uma novidade. O CRLV, também digital, mas em formato de arquivo PDF (do inglês, Portable Document Format) pode ser acessado no site do Detran e impresso em casa pelo proprietário. 

Para ter acesso, é simples e rápido. Se o seu veículo está licenciado, ou seja, está com as taxas de licenciamento e seguro DPVAT pagas e não possui débitos de multas ou IPVA em atraso, basta acessar a Central de Serviços no site (www.detran.ce.gov.br) e clicar em “Novo CRLV Digital”. Em seguida, preencher os dados da placa e renavam ou chassi, depois clicar em “Baixar CRLV” e informar nos campos solicitados o número e código de segurança do CRV – Certificado de Registro de Veículos (Antigo DUT), conforme ilustrado na figura que aparece no site. Clicando em validação, o documento em formato PDF pode ser salvo no seu celular ou computador para arquivar ou imprimir onde e quantas vezes você quiser. 


O documento estará disponível poucas horas após o pagamento da taxa de licenciamento (tempo de compensação bancária) e já poderá ser impresso em casa. 

Outra opção é cadastrar-se no portal “Meu Detran” (sistemas.detran.ce.gov.br/meudetran), um ambiente amigável e intuitivo que disponibilizará também o CRLV Digital. A vantagem, nesse caso, é que você fará esta operação de inclusão do número e código de segurança do CRV apenas uma única vez. E, sempre que precisar acessar o seu documento, ele já estará disponível, sem necessidade de incluir essas informações novamente. Além disso, no “Meu Detran” o usuário tem acesso a um leque de funcionalidades que permitirão um relacionamento mais eficiente com o órgão, seja para tratar de questões relacionadas ao veículo ou à habilitação, agregando em um só local todos os seus dados, gerando avisos personalizados, enviando informações por e-mail e ampliando a experiência de se obter serviços personalizados através da integração com a Central de Serviços. 

O CRLV Digital, seja arquivado no seu celular ou impresso em papel comum, possui a mesma validade do CRLV impresso em papel moeda que deixa de existir, conforme deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 180/2019. A veracidade do documento é atestada por meio de um QR Code específico que será lido pelo aplicativo usado pelos órgãos de fiscalização de trânsito, mesmo em locais em que não haja internet. 

Confira a baixo o passo a passo para imprimir o documento do seu veículo ou consulte o manual completo ensinando a ter acesso ao documento do seu veículo em casa.


Advertisement

0 comentários:

Postar um comentário

ibiapaba24horas@gmail.com

 
Top