IBIAPABA 24 HORAS

IBIAPABA 24 HORAS
Noticias da Serra da Ibiapaba e interior do Ceará
:


Em entrevista, na tarde da quarta-feira (10/03), o Secretário da Saúde de Tianguá-CE, Rejarley Lima, fez um panorama atualizado da situação da pandemia. Além da própria demanda, o município atende às transferências das enfermarias dos demais 06 municípios da Serra da Ibiapaba, e todos estão em lockdown, quais sejam: Viçosa do Ceará, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Croatá e Carnaubal.



A preocupação sobre o colapso no sistema de saúde da Ibiapaba é evidente, diante da alta taxa de ocupação. Segundo o Secretário, há a expectativa da implantação de mais 10 leitos de UTI para funcionarem a partir do dia 15 de março, em parceria com o Governo do Estado e Hospital São Camilo, em Tianguá.

O Secretário revelou que o Prefeito de Tianguá, Luiz Menezes, propôs aos municípios da região a construção de um Hospital de Campanha através do Consórcio de Saúde da Ibiapaba. “A própria Policlínica (de Tianguá) poderia estar sendo indicada com recursos do Consórcio.” – disse ele, que também falou sobre a estrutura já disponível no equipamento: “Já temos toda a estrutura com gases, oxigênio, tomógrafos, laboratório... Seria algo viável, porém precisa de uma força política maior. Somente do Prefeito de Tianguá, sozinho nadando contra a maré, não dá.” – lamentou.

O repórter Wandick Mesquita, do Sobral Online, colaborou opinando para que cada município arque com os custos de pelo menos um ou dois leitos de UTI. Ao pregar a união de esforços, Mesquita disse acreditar que os municípios não podem esperar só pelos Governos Estadual e Federal, e convidou a população para cobrar das autoridades.

Segundo o Secretário, a UTI do Hospital São Camilo possui 100% de ocupação (o equipamento conta com 10 leitos), enquanto os 23 leitos de enfermaria estão ocupados (17 por pacientes de Tianguá; 06 por pacientes de outros municípios serranos). A cidade também conta com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) com 90% de ocupação.

Reportagem: Wandick Mesquita e Matheus Urias

Advertisement

0 comentários:

 
Top