IBIAPABA 24 HORAS

IBIAPABA 24 HORAS
Noticias da Serra da Ibiapaba e interior do Ceará
:


O Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça de São Benedito, expediu recomendação na quarta-feira (9) para que ao Município realize, preferencialmente, pregão eletrônico nas contratações governamentais de bens e serviços comuns, inclusive de engenharia, e especialmente nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social. A medida deve ser adotada independente da fonte de recursos envolvida, salvo se ficar comprovada e justificada a incapacidade técnica ou desvantagem para a administração pública realizar esse tipo de licitação.

A recomendação, expedida pelo promotor de Justiça Oigrésio Mores, define que sejam adotadas medidas administrativas para a realização de pregão eletrônico no prazo de 30 dias. Caso não exista esse modelo no Município, a administração deve regulamentar a modalidade no âmbito municipal, com publicação de decreto, no prazo máximo de 40 dias úteis.

As informações sobre qual sistema eletrônico será utilizado e em quanto tempo o ente municipal concluirá os trâmites necessários para colocar a ferramenta em condições de utilização deverão ser definidas pelo Município no prazo de 45 dias úteis.

A recomendação indica ainda que a administração municipal deve informar ao MP sobre o acatamento da recomendação dentro de 30 dias. Caso alguma medida não seja acatada, as razões para tal devem ser descritas e repassadas ao MP no mesmo período. O documento que fixa o procedimento foi encaminhado ao presidente da Câmara de Vereadores, aos secretários municipais, à Comissão de Licitação do Município e ao juiz da Comarca de São Benedito.

A licitação na modalidade pregão eletrônico confere economia ao processo, simplificação dos procedimentos burocráticos e transparência na atuação da administração pública. Isso porque, através do modelo, são verificados somente os documentos do licitante vencedor e não de todos os participantes. Além disso, através de lances virtuais, empresas de todo o país podem participar, ampliando a quantidade de fornecedores e favorecendo a ampla competitividade.

Advertisement

0 comentários:

 
Top