IBIAPABA 24 HORAS

IBIAPABA 24 HORAS
Noticias da Serra da Ibiapaba e interior do Ceará
:



Neste ano a tradicional festa de Senhora Sant'Ana teve um significado ainda mais forte pois a Diocese de Tianguá está no ano do seu Jubileu de Ouro, ou seja, no ano em que celebrará 50 anos de criação. Sant'Ana é padroeira da cidade e da Diocese, que abarca 13 cidades incluindo a Serra da Ibiapaba e Litoral Norte.



O historiador João Bosco Gaspar conta que nos idos de 1854 a 1855 João Batista Leal edificou um salão de taipa coberto de palhas de babaçu em honra a sua santa de devoção. Hoje é a Sé Catedral de Sant'Ana, cujo entorno é o marco zero da urbanização de Tianguá.



O mês da festa se mistura ao de aniversário da emancipação política da cidade, que ocorre em 31 de julho e, por isso, o período ganha ainda mais expressão entre os mais bairristas.

Em 2021 a festa também teve novos ares por razão da presença do público, que no ano passado não pôde participar por conta da política de isolamento social necessário no contexto de agravamento da pandemia. Ainda assim, tudo foi transmitido através das redes sociais e da rádio da Diocese.


Depois da abertura, onde aconteceu o hasteamento da bandeira, os sinos tocaram e os corações bateram mais fortes, aconteceram as novenas, e o encerramento se deu em 26 de julho, o dia da padroeira, quando foram realizadas três missas no decorrer do dia, além de uma procissão motorizada. As fotografias dos fiéis com altares nas calçadas, flores e imagens, emocionam pois famílias inteiras aguardavam para acenar à imagem de Sant'Ana. Assim, a tradição parece se renovar, deixando também muita expectativa para a programação do Grande Jubileu de Ouro da Diocese de Tianguá, em Agosto de 2021.
Matheus Urias, radialista, para o Ibiapaba 24 horas. Fotos: Pascom.





Advertisement

0 comentários:

 
Top