IBIAPABA 24 HORAS

IBIAPABA 24 HORAS
Noticias da Serra da Ibiapaba e interior do Ceará
:


A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) começou a operar a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Viçosa do Ceará. O diferencial desta ETE é que ela consegue operar com mais eficiência em um espaço físico menor do que as demais estações, sendo eficaz na remoção de organismos patógenos e de matéria orgânica do esgotamento, tanto quanto os tratamentos convencionais. O valor investido na obra foi da faixa de 15 milhões de reais.


Em 2020, a companhia ampliou os serviços de abastecimento de água no município, beneficiando cerca de 6 mil pessoas. Dessa vez, com a instalação da nova ETE, a previsão é que a população tenha um incremento no acesso ao esgotamento sanitário, com cerca de 2 mil novas ligações. O que totaliza 40% de acesso à rede de esgoto na cidade.

De acordo com Nataly Acácio, gerente da unidade responsável pela localidade, essa nova tecnologia vai melhorar a qualidade de vida para os moradores de Viçosa. “O benefício para a população vai do tratamento de esgoto à saúde e preservação do meio ambiente, com a retirada de esgotos a céu aberto”, afirma.

Essa estação de tratamento compacta é composta por reator do tipo UASB – anaeróbio de fluxo ascendente de alta eficiência para o tratamento de efluentes –, filtro aerado submerso, decantadores do tipo lamelar e tanque de contato. Esses incrementos no esgotamento sanitário do município fazem parte dos serviços em busca da universalização proposta pelo Marco Legal do Saneamento Básico.

Advertisement

0 comentários:

 
Top