IBIAPABA 24 HORAS

IBIAPABA 24 HORAS
Noticias da Serra da Ibiapaba e interior do Ceará
:


As frequentes ocorrências de queimadas em vegetação que atingem Tianguá e municípios vizinhos, além da falta de bombeiros ou equipes especializadas em combate a incêndios, têm preocupado a população.

Enquanto tais demandas aguardam uma solução, a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Tianguá está disponibilizando um canal de denúncias para o trabalho de fiscalização contra queimadas no município. Os Tianguaenses podem, a partir de agora, comunicar um foco de incêndio na cidade ligando para: 0800 287 2005 ou entrando em contato pelo WhatsApp: (88) 993575676.

As queimadas causam graves problemas de saúde pública, aumentando o número de adultos e crianças com problemas respiratórios crônicos, como a asma, devido à fumaça produzida e pela fuligem lançada na atmosfera, além de danos ao meio ambiente, dizimando a fauna e a flora típica do local. A fumaça e a fuligem podem provocar doenças respiratórias graves, comprometendo, principalmente, quem sofre de asma e de bronquite.

Outro risco à saúde está na queima de lixo, especialmente materiais plásticos, lançando compostos tóxicos na atmosfera, que podem provocar severas irritações às vias respiratórias, se inalados. Além disso, a queima de qualquer material combustível produz gás carbônico, principal responsável pelas alterações climáticas perceptíveis atualmente.

As pessoas também podem contribuir não ateando fogo em mato, lixos e folhas; descartando corretamente lixo, entulhos de construção, restos de poda e folhas secas. Além disso, é muito importante que os terrenos sejam mantidos limpos pelos proprietários.

 

 

Advertisement

0 comentários:

 
Top